O encarregado de Negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, se reuniu, nesta quarta-feira (29), com representantes da australiana St George Mining, gigante do setor de mineração, dona do Projeto Araxá, em Minas Gerais, que concentra uma das maiores reservas de terras raras da América do Sul.
A informação foi confirmada ao CNN Money por representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e em nota divulgada pela própria empresa.
O encontro teve como foco o interesse dos EUA em buscar fornecedores confiáveis de terras raras e minerais críticos, em meio aos esforços do país para reduzir a dependência da China no setor estratégico.
“Além de contribuir para as cadeias de suprimento domésticas no Brasil, nosso Projeto Araxá está bem posicionado para apoiar novas e resilientes cadeias de suprimento buscadas pelos EUA e pela UE. Ficamos satisfeitos em ter discutido com várias dessas partes à margem da conferência de mineração nesta semana, incluindo representantes do governo dos EUA e da União Europeia”, disse o presidente da empresa, John Prineas, em nota após a reunião.
Como noticiado pelo CNN Money, Escobar realizou uma série de reuniões com mineradoras que atuam no país, em busca de possíveis acordos na área de minerais críticos e estratégicos.
As reuniões aconteceram durante a Exposibram, um dos principais eventos do setor mineral da América Latina, que reúne grandes companhias do setor, representantes do governo e lideranças políticas.
O projeto de Araxá concentra uma das maiores reservas de terras raras da América do Sul, com cerca de 40 milhões de toneladas de minério de alta concentração — insumos essenciais para a produção de baterias, semicondutores e tecnologias de ponta.
Em setembro, a mineradora confirmou uma nova grande descoberta de terras raras de alto teor e nióbio no Projeto Araxá, comprado pela empresa em fevereiro de 2025. Após o anúncio, as ações da companhia chegaram a subir até 23,1%, para 0,096 dólar australiano, o maior valor desde maio de 2021.
https://www.youtube.com/watch?v=NoMpoyeo7NY
Em 2013, antes de ser adquirido pela St George, o terreno já havia passado por testes em uma planta experimental que operou por nove meses e conseguiu extrair minerais com mais de 99% de pureza, além de eliminar resíduos radioativos com sucesso.
CNN
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário