Durante a sua visita a Ancara, o chanceler alemão sublinhou as boas relações germano-turcas e apelou ao alargamento da cooperação. As divergências foram evidentes no que respeita à questão de Israel e de Gaza.
A Europa deve estabelecer uma parceria estratégica mais profunda com a Turquia em resposta aos desafios globais emergentes, afirmou o chanceler alemão Friedrich Merz na quinta-feira, durante a sua primeira visita oficial a Ancara, que tem desempenhado um papel crucial de mediação nos conflitos na Ucrânia e em Gaza.
Merz falava ao lado do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan, poucos dias depois de a Turquia e o Reino Unido terem finalizado um acordo multimilionário para a venda de 20 caças Eurofighter Typhoon.
A Alemanha, parte do consórcio que fabrica os caças avançados, levantou recentemente a sua objeção de longa data à exportação para a Turquia.
A visita de Merz ocorre também em meio a relatos de apoio alemão à participação da Turquia numa iniciativa de defesa europeia conhecida como Ação de Segurança para a Europa (SAFE), um programa de 150 mil milhões de euros destinado a reforçar as capacidades militares do continente.
A iniciativa permite que países não pertencentes à UE, incluindo a Turquia, participem em projetos de defesa.
A Grécia opõe-se abertamente à participação da Turquia na SAFE, argumentando que Ancara deve primeiro abandonar a sua ameaça de guerra relacionada com disputas de fronteiras marítimas entre os dois membros da OTAN.
Merz não mencionou a SAFE, mas sublinhou a importância da cooperação.
"A Alemanha e a Turquia devem aproveitar ainda melhor o enorme potencial das nossas relações nos próximos meses e anos", afirmou.
"Há razões convincentes para isso, porque estamos a entrar numa nova fase geopolítica marcada pela política das grandes potências", disse o chanceler.
"Uma conclusão central disso para mim é que, como alemães e europeus, devemos expandir as nossas parcerias estratégicas, e não há como contornar uma parceria boa e aprofundada com a Turquia", reforçou.
Euro News
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário